Reduza sinais do envelhecimento com exercícios faciais

Os exercícios faciais podem reduzir significativamente alguns dos sinais de envelhecimento, de acordo com um estudo recente interessante sobre os efeitos que as pessoas têm sobre a repetição de certos movimentos específicos e expressivos.

Como todos sabemos, infelizmente, o rosto humano muda com a idade. Começa a acumular as marcas e rugas que denotam muitos anos ou o aprofundamento do personagem – dependendo da sua perspectiva – e também começa, quase invariavelmente, a perder firmeza.

Essa falta de firmeza ocorre em grande parte porque as camadas de gordura que ficam abaixo da pele do rosto ficam magras com a idade. Quando jovens, essas almofadas se gravam, como peças de Lego, proporcionando grande parte da estrutura de contorno do rosto. No entanto, à medida que as almofadas mudam com a idade, suas conexões se soltam e a gravidade entra em vigor, deixando as bochechas vazias e o rosto, geralmente, caído.

Nos últimos anos, surgiram vários programas de exercícios faciais que afirmam ser capazes de reverter muitos desses efeitos visuais do envelhecimento. Programas, frequentemente anunciados como “lifting facial sem intervenção cirúrgica”, geralmente foram criados por homens e mulheres autodidatas e sua evidência de efeitos benéficos é apenas anedótica.

No entanto, eles se tornaram tão populares que recentemente chamaram a atenção de um grupo de dermatologistas da Faculdade de Medicina Feinberg da Northwestern University, em Chicago.

“Percebemos que havia todos esses programas comerciais – em DVDs, vídeos com exercícios e até personal trainers – que afirmam poder ajudar as pessoas a exercitarem o rosto de uma maneira que lhes dê felicidade, saúde e, talvez, mais jovens ”, diz Murad Alam, vice-presidente de dermatologia da Northwestern University, que liderou o estudo.

“Mas não conhecíamos nenhuma evidência científica de que esses programas pudessem ser eficazes”, acrescenta.

Então, ele e seus colegas decidiram analisar a utilidade dos exercícios faciais.

Eles começaram entrando em contato com Gary Sikorski, de Providence, Rhode Island, que desenvolveu o Happy Face Yoga , um dos programas de exercícios faciais mais estabelecidos. Sikorski sugeriu o uso de um programa de 32 exercícios faciais destinados à maioria dos músculos do rosto e pescoço.

A premissa básica do exercício facial, diz Sikorski, é que ele fornece um tipo de treinamento de resistência para os músculos faciais e, como em qualquer tipo de treinamento para ganhar força, deve tornar esses músculos mais fortes e alongados, em teoria, preenchendo o espaço que esvazia com a idade, para que as rugas sejam reduzidas e os contornos faciais sejam arredondados.

Com esse engodo, foi fácil para os cientistas da Northwestern University recrutar 27 mulheres cujas idades variavam entre 40 e 65 anos e que queriam fazer exercícios faciais. Eles incluíram apenas mulheres porque o objetivo era um pequeno estudo piloto, diz Alam, e quanto menos variável, melhor.

Todas as mulheres foram fotografadas e depois conheceram Sikorski para sessões pessoais de noventa minutos, durante as quais ele lhes ensinou os 32 exercícios. Alguns são elaborados e incluem o uso dos dedos para fazer uma leve resistência enquanto alguém sorri, franze os lábios ou manipula os músculos da bochecha, testa ou pescoço de outras maneiras.

A sessão inteira levou trinta minutos.

As mulheres foram convidadas a praticar os exercícios todos os dias em casa, durante oito semanas. Depois, tiraram novas fotos e pediram que continuassem a rotina completa a cada três dias por mais doze semanas.

Durante as vinte semanas, onze dos participantes abandonaram o estudo, portanto, apenas dezesseis terminaram o programa inteiro.

Os pesquisadores mostraram as fotografias dessas mulheres a dermatologistas que não os conheciam e pediram que classificassem a aparência de diferentes características faciais em uma escala numérica padrão, bem como calculassem a idade das mulheres.

Eles também foram questionados sobre como se sentiam satisfeitos no final do estudo com a aparência de várias de suas características faciais. Os participantes ficaram entusiasmados e encontraram melhorias em quase todas as suas características faciais.

Os dermatologistas eram mais cautelosos. Eles notaram melhorias significativas na redondeza das bochechas das mulheres após vinte semanas, mas uma mudança muito pequena nas outras partes do rosto e pescoço.

No entanto, as mulheres também foram calculadas mais jovens após o programa de exercícios. Eles foram classificados, em média, como 51 anos nas fotografias no início do estudo, mas mais próximos de 48 após vinte semanas de exercício facial.

Além disso, aquelas que fizeram os exercícios em conjunto com o uso de cremes faciais, tiveram um resultado ainda mais impressionante, principalmente com o uso de uma loção famosa que você pode saber mais pelo seguinte link:

http://www.toninhohorta.com.br/lift-gold-funciona/

“A melhoria foi de fato maior do que eu esperava”, disse Alam.

No entanto, esse estudo foi obviamente pequeno, observa ele, além de ter sido realizado por um curto período e sem um grupo controle. Talvez o mais preocupante seja que mais de um terço dos participantes o abandonaram, sugerindo que o programa de exercícios é pesado.

“Seria bom fazer estudos de acompanhamento para determinar quais exercícios são os mais benéficos”, disse Alam, sugerindo que as pessoas se concentrem apenas na ginástica facial (nem ele nem seus colegas têm um relacionamento financeiro ou outro com o Happy Face Yoga, cujo proprietário e administrador é Sikorski).

Por enquanto, é sensato considerar contorcer o rosto e picá-lo se você quiser se ver mais jovem, diz ele.

É uma terapia “não-tóxica, barata e auto-administrada”, diz ele, “e eu suspeito que seria difícil machucá-lo”, acrescenta ele, a menos que seu ego sofra das risadas de quem o vê fazendo os exercícios.

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